Por outro lado algumas pessoas a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo consta na literatura a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizassem aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países a exemplo o Brasil.
Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester.
Cada povo tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades.
A ceia de natal brasileira incorporou várias receitas locais como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa.
A seguir os principais pratos presentes na ceia brasileira:
- Peru
- Chester
- Leitão
- Arroz
- Farofa
- Castanhas
- Nozes
- Salada Tropical
- Frutas (abacaxi, manga rosa, pêssego, ameixa...)
- Bolinhos de Bacalhau
- Vinhos
- Panetone
- Rosca Natalina.
Alguns Opcionais
- Champanhe
- Bolo de Fruta
- Tender
- Pão de Natal
- Pudim
- Gelatina Colorida
- Salpicão
- Rabanada
Nenhum comentário:
Postar um comentário