sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Pavetone de Natal
• 1 panetone de 500 g fatiado
Creme:
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata e 1/2 de leite comum
• 3 gemas
• 2 colheres de sopa de amido de milho
• 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
• 100 g de nozes moida grosseiramente
• 100 g de ameixa picada
• Guaraná para umedecer
Cobertura:
• 3 claras
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 1 lata de creme de leite sem soro
• Decoração a gosto
Modo de Preparo
- Leve ao fogo os quatro primeiros ingredientes do creme até engrossar
- Retire misture a baunilha e deixe esfriar coberto com filme plástico encostado no creme para não formar película
- Bata as claras em neve misture o açúcar e o creme de leite
Montagem:
- Coloque o creme em um pirex o panetone umedecido com guaraná as nozes e as ameixas
- Cubra com a cobertura e faça uma decoração bonita a seu gosto
- Leve para gelar e
Peru Assado com Castanhas Portuguesas
• 1 peru de cerca de 6 kg
• 1 maço de salsão
• 1 alho-poró
• 1 litro de vinho branco
• 1 kg de batata aperitivo
• 1 kg de castanhas portuguesas
• 500 g de azeitonas verdes sem caroço
• sal a gosto
Modo de Preparo
Em uma vasilha, misture o vinho branco, o salsão picado, o alho-poró em rodelas e sal a gosto. Coloque o peru em uma assadeira e regue-o com este molho. Deixe marinar por 1 dia.
Depois de marinado, retire o peru e leve ao forno preaquecido, deixando-o assar, coberto com papel-alumínio, a 180°C por cerca de 4 horas. Retire o papel-alumínio, disponha as batatas e as castanhas, ambas previamente cozidas (as castanhas, por 1 hora, e as batatas, por 20 minutos) e volte ao forno por mais 1 hora. Sirva com as azeitonas por cima
Tender Tropical
• 01 Tender
• Polpa de 03 maracujás
• 02 Mangas tomy
• 01 Abacaxi
• 02 Carambolas
• 01 Copo de groselha
• 03 Col. sopa de molho shoyu
• 01 Copo de mel Karo
• Uvas, pêssegos, goiabas
Modo de Preparo
- Misture o molho shoyu, a groselha, o mel e a polpa de maracujá
- Faça com uma faca um xadrez no tender e leve ao formo pincelando a mistura a cima de 10 em 10 min
- Até que o tender esteja inteiramente assado.
- Leve para uma bandeja, fatiando a metade
- Sirva decorado com as frutas.
O que é Natal?
Será uma realidade? Ou essa idéia ficou velha? Será que alguém está ocupando seu lugar? Olha, penso que sim! Olha, o "papai noel" está sendo adorado pelos quatros cantos do mundo. Onde tem um produto comerciável nestes tempos, lá está dependurado um "boneco com roupas vermelhas e brancas, nos mais esquisitos dos lugares. Uma figura quase sem história e representado apenas um mercado de lucro pelo lucro. Tem quem nunca ouviu falar de Jesus mas faz e promove festas natalinas.
O Menino Deus está no meio de nós. Foram estas suas palavras fortes de significado e eternas: "eu estarei sempre convosco". Este Menino nos chamou de Bem aventurados, Felizes. Não foi vocês que me escolheram, eu os escolhi. Eu vos amei primeiro. Permanecem em mim e eu permanecerei em vocês.
Natal é um tempo de olhar para o rosto do Menino Deus no irmão, e ao mesmo tempo fazer perguntas para si mesmo. Mas que perguntas? Que "sim" digo eu diante dos necessitados, dos que tem fome, dos cegos, dos surdos... dos doentes, dos velhinhos? A exemplo do Sim de Maria nosso "sim" precisa soar bem, florescer e frutificar na família e na comunidade. Disse Maria: "Eis a serva do Senhor, fazei de mim segundo a tua Palavra". Colocar-se a disposição de Deus é a maior prova de amor aos irmãos. Colocar-se a disposição dos irmãos é a maior prova de amor a Deus.
Natal é fazer uma grande revisão de vida. Entrar no ritmo da conversão. Entrar no apelo de João Batista: convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo. Preparai os caminhos do Senhor. Mas que caminho? O caminho do coração e o caminho das mãos. Que caminho das mãos é esse? É simples! Estenda sua mão e ajude alguém a levantar-se. Estenda sua mão e indique o caminho. Aliás, seja você o caminho na direção do Menino Deus. Ele é o caminho.
Natal é um tempo de muitas arrumações e reformas. Muitas novidades. Muitas faxinas por dentro e por fora. Mas a original e fundamental faxina tem início no coração, na alma, no entendimento e em nossas energias gastas apenas em "hoby".
Natal é um tempo de muitas luzes! É muitas mesmo! Milhares ou até milhões delas brilham, iluminam e encantam admiradores. Mas que pena! Elas estão todas do lado fora. Já imaginou uma só brilhar em teu coração! Uma só brilhar e até piscar em teus olhos!? Se uma luz brilhar no interior e te ferver por dentro, mexer com o ritmo da vida e acelerar teu pulsar; então é natal em tua vida. O Menino Deus está aí, junto de ti. Isso é natal!
Natal é reunir a família. Lembrar do Menino Deus. Dar um presente. Mas que presente? O presente é sua vida. Em primeiro lugar dê o que você é. Você é filho (a) de Deus. Você é uma marca sensível e visível de Deus no mundo. Então dê carinho, atenção, afeto e amor. Reparta tua fé, esperança e teus talentos. Em segundo lugar, dê presentes, reparta o que tu tens materialmente. Isso é natal! Isso é natal!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Praias e Lagoas do Litoral Sul de Natal
Distância e Rotas - Entre 18 e 98 km do Centro de Natal. Veja abaixo a distância até cada uma das praias, suas principais características, e se para chegar lá é melhor ir pela Rota do Sol ou pela BR-101 (sul).
Indo pela Rota do Sol
Pium: 18km, excelente mercado de frutas regionais e artesanato com preços compensadores. Sua praia é frequentada basicamente por moradores e veranistas.
Cotovelo: 21km, gastronomia variada à beira-mar e uma praia muito bonita e badalada, frequentada principalmente pelos natalenses (fotos LS-01 e 02).
Pirangi do Norte: 24km, maior cajueiro do mundo (8.400m²), artesanato, passeio de escuna até os corais com piscinas naturais e o carnaval de rua mais animado da região.
Pirangi do Sul: sem maiores atrações, tem praticamente só casas de veraneio, é muito tranqüila.Búzios35km, prática de surf e kite-surf, variada gastronomia, toboáguas e muita badalação - Cuidado: tem o mar mais perigoso do Estado.
Tabatinga: Barra: 43km, falésias com vista sobre toda a região e golfinhos na baía abaixo .
- Praia: 45km, aquário de tubarões e arrecifes que quebram a maré e formam piscinas.
Camurupim: 46km, Lagoa de Arituba, vasta gastronomia, toboáguas e praias tranqüilas com arrecifes que quebram a maré e formam piscinas.
Barreta: 55km, recém "descoberta" pelos natalenses, praias tranqüilas com arrecifes que quebram a maré e formam piscinas, última praia da Rota do Sol.
Indo pela BR-101 Sul
Tibau do Sul: 80km, Balsa, cidade com alguma estrutura e pequenas praias.
Madeiro e Cancela: Falésias, bons hotéis e muita tranqüilidade. Tem que descer escadas para chegar à praia.
Pipa: 85km, praia mais badalada do Estado, falésias, golfinhos, artesanato, excelente gastronomia internacional, hotéis e pousadas de todas as categorias, noites agitadas. Muito freqüentada também por turista.
Praia do Amor: 88km, falésias, bons hotéis e muita tranqüilidade.
Sibaúma: 90km, recém "descoberta", praia ampla e aberta, tranqüilidade.
Barra do Cunhaú: 94km, gastronomia típica (peixes e frutos do mar), muita beleza e tranqüilidade.
Baía Formosa: 97km, águas calmas, gastronomia típica (peixes e frutos do mar), muita beleza e tranqüilidade.
Sagi: 98km, ainda quase não foi explorada, população formada basicamente de pescadores.
*Clique nas imagem para aumentar
Mensagem Católica de Ano Novo
Ano Novo, vida nova.
Tempo de avaliar o que passou,
para repetir os acertos e corrigir as falhas,
para perdoar e esquecer as mágoas.
É hora de recomeçar.
Tantas coisas aconteceram e,
no meio da pressa,
parece que nunca temos tempo para realizar nossos sonhos e projetos.
Mais um ano se passou.
Foi tudo tão rápido.
Você olha para trás e vê sucessos e decepções, tristezas e alegrias, fantasias e realidades.
O peso do ano velho ainda está em seus ombros, em sua vida, em seu coração.
É tempo de parar.
Decrete alguns dias de paz.
Dê férias ao coração.
Aceite meia hora de silêncio.
Contemple uma flor.
Deixe que sua voz interior grite.
Nosso complexo de onipotência cria a ilusão de que podemos funcionar sempre, sem descanso. O resultado é trágico: estresse, o mal do século.
Pare um minuto.
Reze.
Olhe para o Universo e veja o que existe de bom.
Exercite-se na arte de ser feliz.
Confraternize com todas as pessoas de todo o mundo.
Pe. Joãozinho - S.C.
Cores para receber o Ano Novo
Qual cor devo usar no Reveillon?
Uma das superstições mais comuns em todo o mundo é a roupa que você deve vestir na passagem do ano.
Já que um novo ano está nascendo com mil e uma coisas para serem feitas e descobertas, nada mais natural que o clima de renovação se reflita também em suas roupas que devem ser novas.
Se o dinheiro estiver curto, roupas íntimas já dão conta do recado.
No Brasil, a cor mais usada é a branca, devido à forte influência da cultura e da religião africana, que acredita que esta cor traz boas vibrações.
Outra cor muito usada por aqui é a rosa, que também significa paz e amor. Calcinhas cor-de-rosa são as mais cotadas entre as solteiras que estão à procura de um par.
Apesar disso, o significado das cores varia a cada país, região, cultura, etc.
Branco
Vista-se de branco para ter um ano repleto de paz, verdade, sabedoria e calma. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.
Amarelo
Utilize esta cor para ter dinheiro e riqueza e sabedoria durante todo o ano. Esta cor ajuda também a estimular a intuição.
Rosa
O rosa é o resultado da mistura do vermelho e do branco. Da mesma maneira é seu significado. Para obter felicidade no amor, pureza e beleza durante 2008, vista-se desta cor que ajuda também a afastar as energias negativas.
Vermelho
Para ter 12 meses de muita paixão, força e energia, ao menos pinte as unhas com esta cor. Isso já vai garantir um ótimo resultado.
Azul
A cor do céu e do mar traz paz de espírito e segurança. Tranqüilidade, harmonia e saúde, também são provenientes desta cor.
Verde
O verde é a cor mais harmoniosa de todas. Representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço. Renova as energias trazendo vida nova junto ao novo ano.
Laranja
Atrai sucesso monetário. Ajuda nas conquistas pessoais e profissionais. Se você está aguardando aquela promoção, ou mesmo está procurando um emprego, encontrou a cor certa.
Violeta
A cor violeta traz junto com o novo ano inspiração, imaginação e estabilidade. Esta cor também eleva a auto-estima e ajuda a manter o foco de um objetivo.
Feliz Ano Novo
ORAÇÃO NO NATAL
Jesus, que neste Natal, Seu olhar de luz penetre nossa alma, como a brisa morna da primavera, e acorde a esperança adormecida sob as folhas secas das ilusões, dos medos, da indiferença, do desespero...
Que Seu perfume, suave como a ternura, envolva todo o nosso ser, confortando-nos e despertando a alegria que jaz esquecida por trás das lamúrias e distrações do caminho...
Que o bálsamo do Seu amor acalme as nossas dores, silencie as nossas queixas, socorra a nossa falta de fé.
Que, neste Natal, o calor da Sua bondade se derrame sobre o nosso Espírito e derreta o gelo milenar do egoísmo que nos infelicita e faz infelizes nossos semelhantes...
Que Seu coração generoso afine as cordas da harpa viva que vibra em nossa intimidade, e possamos cantar e dançar, até que o preconceito fuja, envergonhado, e não mais faça morada em nós...
Que o Seu canto de paz seja ouvido por todos os povos, do Oriente e do Ocidente, e as guerras nunca mais sejam possíveis entre a raça humana...
Que, neste Natal, Suas mãos invisíveis e firmes sustentem as nossas, e nos arranquem dos precipícios dos vícios, da ira, dos ódios que tanto nos infelicitam...
Que a água cristalina da Sua misericórdia percorra nossa alma e remova o lodo do ciúme, da inveja, do desejo de vingança, e de tantos outros vermes que nos corroem e nos matam lentamente...
Que o bisturi do Seu afeto extirpe a mágoa que se aloja em nosso íntimo e nos turva as vistas, impedindo-nos de ver as flores ao longo do caminho...
Que, neste Natal, a pureza da Sua amizade faça com que possamos ver apenas as virtudes dos nossos amigos, e os abracemos sem receio, sem defesas, sem prevenções...
Que Seu canto de liberdade ecoe em nós, para que sejamos livres como as falenas que brincam na brisa morna, penetrada pela suavidade da luz solar...
Que o sopro da Sua fé nos impulsione na direção das estrelas que cintilam no firmamento, onde não mais se ouvem gemidos de dor, e onde a felicidade plena já é realidade.
Ensine-nos, Jesus, a amar, a fazer desabrochar em nossa alma esse sol interior que nos fará luz por inteiro...
Ajude-nos a desenvolver o gosto pelo conhecimento, para que possamos encontrar a verdade que nos libertará da ignorância pertinaz...
E, por fim, Jesus, que neste Natal cada ser humano possa sentir a Sua presença sábia e amiga, convidando a todos a uma vida mais feliz...
Tão feliz que Sua mensagem não mais seja um tímido eco repercutindo em almas vacilantes, mas que seja uma grande melodia que vibra o amor em todos os cantos da Terra...
Redação do Momento Espírita.Em 19.09.2008/www.momento.com.br
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Receita de Bacalhau de Natal Especial
Ingredientes
8 (sopa) de maionese
125 gramas de purê instantâneo
50 gramas de amêndoas peladas
600 gramas de bacalhau
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho
150 ml de azeite
3 ovos cozidos
Salsa e louro
500 ml de leite
2 cebolas
Modo de Preparo
Depois de bem demolhado o bacalhau, colocar no leite. Cortar as cebolas em meias luas finas e os alhos e o pimentão em tiras. Refogar em metade do azeite e juntar o louro e a salsa. Coza o bacalhau no restante do azeite, juntar o refogado e levar ao forno para acabar de cozer.
Depois de acabado de cozer, colocar num pirex, decorar com o pure de batata e salpicar com ovo cozido picado e as amêndoas laminadas. Cobrir com maionese e levar ao forno para corar. Quando servir, decorar a gosto com azeitonas, salsa ou rodelas de ovo cozido.
Biscoitinhos Natalinos
150 gramas de manteiga ou margarina
2 1/2 (Duas e meia) xícaras com açúcar
2 ovos
Raspas de limão
5 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 (Uma e uma quarto) de xícara com Maisena
1 colher de sopa com fermento em pó
Suco de 1 limão
Três a Quatro 4 colheres de sopa com leite
Uma pitada de sal
MODO DE PREPARO
Com os ingredientes em mãos pege a manteiga e o açúcar e misture juntamente com os ovos e as raspas de limão, mexa tudo até formar uma pasta espumosa. Agora passe a Maisena, o fermento e a farinha de trigo na peneira e coloque à primeira mistura, amasse tudo para que forme uma massa tenra.
Logo após deixe a massa em repouso durante algum tempo (curto), em seguida estenda-a com um rolo, e faça cortes na massa para que forme estrelas. Faça alguns furos no centro de metade das estrelas feitas por você.
Agora leve as bolachas ao forno em uma forma rasa untada até que fiquem com a cor amarelo-claro. Assim que estiverem assadas, cubra as estrelas sem furo com marmelada (pode ser outro doce de sua preferência, mas que tenha alguma consistência) e em cima desta coloque uma estrela furada, entremeado-lhe as pontas com a estrela inferior. Assim que estiver prontas é só polvilhar as mesmas com açúcar em pó. E pronto é só servir.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Praias de Natal
Natal, a capital Potiguar, portal de entrada das Américas, é o ponto mais próximo da Europa e África. Moderna e alegre, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde.
Verão o ano inteiro, um litoral de praias deslumbrantes, lagoas, sertão, culinária, passeios, arte e cultura nunca vistos, aliados a uma ótima hospitalidade natural do seu povo.
Um dos destinos turísticos mais procurados do mundo está a "Cidade do Sol", também lembrada como "Capital Mundial do Buggy" e "Terra do Camarão", cidade onde nasceu o forró. Possui cerca de 800 mil habitantes e recebe mais de 2 milhões/ano de turistas entre os brasileiros e estrangeiros. Os visitantes ficam deslumbrados com os mais de 400 Km de Costa Atlântica passeando por lindas praias, muitas das quais visitadas em passeios emocionantes de Buggy entre Mar, Dunas e Lagoas com vários atrativos nesses caminhos, encontrando ainda locais para práticas de Mergulho, Surf e os ventos constantes possibilita a prática de Vela, como o Windsurf e Kitesurf.
Com 300 dias de sol durante o ano, suas dunas estão entre as mais belas paisagens do nordeste; sua descida, feita em bugguies, tornou-se programa favorito dos turistas. Existem passeios tanto para o litoral norte, como para o litoral sul, todos que proporcionam alem do tradicional banho de mar, também banhos em lagoas de água doce, em que algumas têm, alem de bares e restaurantes, a prática de esportes pra lá de radicais, são o aerobunda (descidas aéreas nas lagoas) e o ski-bunda (descidas de skates nas dunas com chegada na lagoa).
Médias de temperatura:
As temperaturas variam de 20°C a 31°C durante o ano.
Meses mais quentes: média de 27°C em janeiro e fevereiro.
Mês mais frio: média de 23°C em setembro.
Praias de Natal
Os mais de 400 Km de lindas praias do litoral potiguar são divididos em Litoral Sul, que são situadas ao sul de Natal e do Litoral Norte, ao norte de Natal.
Como chegar: No litoral sul, 14 km do centro.
O que fazer: Nesta praia encontra-se o Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade, com uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. É palco de diversos agitos noturnos. A orla é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos.
Praia da Via Costeira
Como chegar: Situada no centro da cidade, Litoral Sul.
O que fazer: São 9 km de praias e dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, à beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.
Praia Areia Preta
Como chegar: Situada na região central, distante 4 Km do Centro.
O que fazer: Imprópria para o banho, local de maior valorização de prédios. Possui uma bela formação rochosa na areia formando grutas.
Praia dos Artistas
Como chegar: Fica na região central, a cerca de 3 Km do Centro.
O que fazer: Propícia para a prática do surf, com vida noturna bastante agitada.
Praia do Forte
Como chegar: Distante cerca de 5 Km do Centro.
O que fazer: Possui ondas calmas, com piscinas naturais. Propícia para a prática do windsurfe e banhos. Aqui está o Forte do Reis Magos, erguido sobre recifes na foz do Rio Potengi.
Praia Redinha
Como chegar: Fica no Litoral Norte. Chega-se pela estrada (RN 302), em curtos 15 Km, ou pela balsa, atravessando o Rio Potengi, 7 Km.
O que fazer: É daqui que partem os famosos passeios de bugre pelas praias e dunas do Litoral Norte.
Teatro Alberto Maranhão, Artesanato, Canto do Mangue, Espaço cultural Casa da Ribeira, Memorial Câmara Cascudo, Mercado de Petrópolis, Palácio Potengi.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
História do Natal
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.A Árvore de Natal e o Presépio
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Panetone Com Trufas
Trufas brancas:
- 600 g de chocolate branco
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1/2 cálice de rum (para massa da trufa)
Trufas com chocolate meio amargo:
- 600 g de chocolate meio amargo picado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 cálice de rum
Para misturar as trufas brancas:
- 2 colheres (sopa) de uva-passa
- 3 colheres (sopa) de rum (para hidratar a uva-passa)
- 2 colheres (sopa) de pistache picado
- 2 colheres (sopa) de avelã picada
- 3 gotas de essências de amêndoas
- 1 xícara (chá) de miolo de panetone
Para misturar as trufas com chocolate meio amargo:
- 2 colheres (sopa) de amêndoa picada
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas
- 1/2 xícara (chá) de miolo de panetone
Modo de fazer a receita
Para as trufas:
Derreta o chocolate. Junte o creme de leite e o rum. Misture os
ingredientes de cada trufa.
Para o panetone:
Corte uma tampa do panetone e, com uma faca pequena, retire o
miolo, deixando 2 cm nas laterais. Retire o miolo e reserve.
Recheie com a massa das trufas, misturando a branca e a de
chocolate meio amargo.
Decore, banhando com chocolate hidrogenado e confeitos
coloridos.
Dicas
Para essa receita, utilize um panetone de 750 g.
Custo total da receita: R$ 17,00
Preço sugerido para a venda: R$ 25,00, a unidade
Receita de Panetone Tradicional
Ingredientes
• 1 xícara (chá) de leite
• 500 g de frutas cristalizadas
• 1 colher (chá) de sal
• 1 colher (sopa) de essência de panetone
• 2 gemas
• 2 ovos
• 1 xícara (chá) de mel
• ½ xícara (chá) de óleo de milho
• 7 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 4 tabletes de fermento biológico
• ½ xícara (chá) de açúcar
Modo de Preparar
Misture em uma panela o leite e o açúcar e leve ao fogo até amornar. Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver. Adicione 1 xícara (chá) de farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido. Enquanto isso, coloque em uma panela o óleo e o mel e leve ao fogo por 3 minutos, ou até levantar fervura. Retire e espere amornar um pouco. Junte sem parar de bater com um batedor manual, os ovos, as gemas e a essência de panetone. Reserve. À parte, peneire em uma tigela a farinha de trigo restante com o sal. Incorpore à massa já acrescida o creme de ovos, alternando com a farinha de trigo, misturando sempre. Em seguida, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 15 minutos, ou até soltar das mãos. Coloque a massa em uma tigela, cubra com o filme plástico e deixe crescer por mais 45 minutos em local aquecido. Em seguida, abra a massa grosseiramente com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas. Enrole-o como um rocambole e distribua em 2 fôrmas de papel próprias para panetone com capacidade para 500 g cada uma. Coloque a massa até a metade da altura das fôrmas e deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Leve para assar por 45 minutos, ou até os panetones dourarem.
Rendimento:2 unidades
Tempo de preparo:35 min + tempo de forno
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Panetone de Liquidificador
3 ovos
3/4 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de margarina
2 xícaras rasa de açúcar
600 g de farinha de trigo
1 envelope de fermento granulado próprio para pão
1 colher de sobremesa de essência de panetone
1 xícara de damascos picados envolvidos em farinha
1/2 xícara de nozes picadas
Modo de Preparo
1. Em uma tigela misture o fermento e a farinha, reserve;
2. bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a margarina e o açúcar;
3. Despeje em uma tigela misture a farinha reservada aos poucos, a essência e misture com uma colher;
4. coloque o damasco e as nozes misture bem;
5. Coloque para crescer nas formas próprias para panetone por 1 hora ou até dobrar de volume;
6. Leve para assar por 35 minutos mais ou menos;
7. Rende 3 panetones de 500 g, as frutas fica a gosto de cada um usando a criatividade pode variar à vontade.
Obs.: Não testamos a receita não podemos garanti-la.
Receita retirada do site tudogostoso.uol.com.br